jump to navigation

Lua Nova de Sagitário – 05.10.2010

Novamente a Lua se adianta ao Sol finalizando um ciclo e iniciando uma nova caminhada a partir do nono signo zodiacal.

No céu, uma grande concentração de Planetas e Asteróides transitando o signo do Centauro dividindo o palco com outra aglomeração no signo da Cabra e todos estes influenciando e/ou posicionados dentro da casa9, a casa natural de Sagitário que simboliza nossa filosofia de vida, crenças e ideais.

Na mitologia grega, Quíron representa grande parte dos arquétipos relacionados ao signo: sabedoria; inadequação que o leva sempre a buscar por novos horizontes; generosidade; cura e confiança.

Saturno (Cronos) apaixona-se por Filira, filha de Oceano e para fugir da vigilância de sua mulher Cybele (Réia) transforma-se num cavalo para se aproximar da ninfa. Dessa união nasce um centauro chamado Quíron. Ao ver a monstruosidade a que dera a luz, Filira recusa seu filho sendo recolhido pelos deuses e levado ao Olimpo, onde viveu entre eles por muito tempo.

Ao crescer, desejando entender o universo, começa a ler todos os livros existentes nas bibliotecas do Olimpo, adquirindo um conhecimento imenso de todas as artes, inclusive as artes da cura.

No entanto, Quíron não se acostuma muito bem no mundo dos deuses nem tampouco é aceito entre os humanos. Apesar da aparência animalesca, não possui a mesma agressividade dos demais centauros uma vez que sua metade animal é na verdade divina; por outro lado, também não é bem aceito entre os deuses, pois metade de sua personalidade é humana permanecendo dividido entre o céu e a terra.

Ferido na coxa por uma das setas envenenadas de Hércules, não podia curar a si próprio. Mas, sendo imortal, também não podia simplesmente morrer. Quíron escolheu partir, mas por uma finalidade mais elevada — seu sacrifício possibilitou que Prometeu retornasse ao serviço da humanidade. Quíron foi de boa vontade para o mundo subterrâneo e Prometeu, salvador da humanidade, voltou a terra.

Quíron transcendeu seu eu primordial e apoiou-se principalmente em sua natureza divina. Como co-regente de Sagitário, ele representa o estágio em que nos conscientizamos dos três aspectos do “Eu”: a natureza animal dirigindo-nos de baixo, a natureza humana (espírito aprisionado num corpo) e a natureza divina (flecha apontada para o alto).

Com a Lunação acontecendo na casa 8 no signo de Sagitário devemos primordialmente transformar nossas crenças, ir além das aparências e descobrir o que verdadeiramente buscamos alcançar.

Vesta em Sagitário no 8º setor do mapa reforça o simbolismo acima, mostrando que a dedicação deve ser direcionada ao conhecimento do mundo invisível, às profundezas do Ser. Na essência encontramos nossa Verdade, além da nossa pequenez e estreitamento de visão, já que Juno em Virgem na casa 6 se opõe a Júpiter e Urano em Peixes na 12 lembrando-nos de ampliar a perspectiva e abandonar os dogmas enraizados.

Júpiter em Peixes precisa ampliar sua compreensão espiritual, mas sem exageros ou cairemos na arrogância de nos considerar detentores da única Verdade. Para tanto, urano aparece retrógrado, alertando-nos que repensemos e reorientemos nosso conceito de liberdade (de crenças, de valores, de expressão) ou, mais precisamente, a respeito do conceito de “libertação espiritual”.

Uma vez que o ponto central desta lunação se encontra na casa9, apresença de Mercúrio em Capricórnio conjunto a Plutão nos pede transformações na maneira de racionalizar ou compreender as crenças e filosofias as quais pautamos nossa existência. É necessária uma mudança profunda na estrutura do pensamento que limita a compreensão do Universo e de como percebemos o mundo. Afinal, os nodos lunares apontam a direção do aprendizado:

Com o Nodo Sul em Câncer na 3 devemos abandonar os padrões de crenças familiares, sociais ou culturais aos quais estamos inseridos e caminhar na direção do Nodo Norte em Capricórnio na casa 9, assumindo a própria autoridade e maestria na direção de sua vida, agindo de acordo com a sua Verdade interior.

Dani Rossi

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Daniela Rossi

astrologia e terapias transpessoais

%d blogueiros gostam disto: