Os Três Reis Magos
Segundo a tradição, os Reis Magos eram três: Gaspar, cujo nome significa “Aquele que vai inspecionar”; Melchior, que quer dizer: “Meu Rei é luz”; e Baltasar, que se traduz por: “Deus manifesta o Rei”.
Os Reis Magos só são mencionados em apenas um dos quatro evangelhos, o de Mateus. Nos 12 versículos em que trata do assunto, Mateus não especifica o número deles. Sabe-se apenas que eram mais de um, porque a citação está no plural – e não há nenhuma menção de que eram reis.
Cerca de 800 anos depois do nascimento de Jesus, eles foram associados a regiões do mundo antigo: Melchior, rei da Pérsia; Gaspar, rei da Índia; e Baltazar, rei da Arábia. Em hebreu, esses nomes significavam “rei da luz” (melichior), “o branco” (gathaspa) e “senhor dos tesouros” (bithisarea).
De qualquer forma, a tradição permaneceu viva e foi apenas no século III que eles receberam o título de reis – provavelmente como uma maneira de confirmar a profecia contida no Salmo 72: “Todos os reis hão de adorá-lo”.
O fato relevante é que a palavra mago deriva do latim magus e do grego mágos e significa sábio e sacerdote da Persia. Os Mágoi, ou Magos, faziam parte de uma casta sacerdotal detentora de todas as ciências, inclusive as ocultas. Dedicavam-se ao estudo da Astrologia e Astronomia. Tratavam-se de sacerdotes da religião zoroástrica e teriam ligação com Balaão, contemporâneo de Moisés (Números 24:17).
Tudo indica que os Magos eram astrólogos, já que seguiam estrelas e faziam cálculos para saber dia e local onde ocorreria o nascimento de Jesus, marcando o advento e o início de uma Nova Era: a Era de Peixes. A Estrela de Belém, tão mencionada nas escrituras, pode ter sido um alinhamento planetário entre Júpiter, Saturno e Marte, representando simbolicamente os três povos conhecidos: o branco (Júpiter) representado por Melchior, o negro (Saturno), representado por Baltazar, e o amarelo, asiático (Marte), Gaspar.
Esse alinhamento deve ter acontecido no signo de Peixes, no mesmo período em que tinha início a Era de Peixes, a era Cristã, marcada pelo nascimento de Jesus e pelo posicionamento do Equinócio a 0º da constelação de Peixes. Esse fenômeno celeste aconteceu por volta do ano 6 a.C., já que se sabe que o nascimento de Jesus pode ter ocorrido de 6 a 7 anos antes do inicio do nosso calendário, que passou por várias reformas e ajustes.
A Astrologia nesse período tinha um papel muito importante no oriente médio, por isso seria natural associar um evento celeste ao nascimento de Jesus, assim como se associou um eclipse à morte de Herodes e um cometa ao assassinato de Júlio César em 44 a.C. Estrelas em movimento ou cadentes pressagiavam a morte de grandes homens ou nascimento de deuses, como Agni, Buda e Cristo.
Foi Johannes Kepler, Astrólogo, astrônomo e matemático que, em 17 de dezembro de 1603, na cidade de Praga, fez as primeiras associações astronômicas à Estrela de Belém. Ele estava observando em seu simples telescópio a conjunção de Júpiter e Saturno na constelação de Peixes. Essa conjunção fazia com que os dois planetas somassem seus brilhos e parecessem com uma nova estrela, muito brilhante. Sendo um homem estudioso e postulante a pastor, Kepler lembrou-se do que havia lido num texto do Rabino Abravanel (1437-1508): os Astrólogos judeus diziam que quando Saturno fizesse conjunção com Júpiter em Peixes o Messias viria. Isto porque sabiam, e os Magos também, que a constelação de Peixes era conhecida como Casa de Israel, era o signo do Messias e sinal do fim dos tempos. Júpiter era a estrela real da casa de Davi e do príncipe do mundo e Saturno, a estrela protetora de Israel, da Palestina no oriente. Assim, eles compreenderam, por meio dos significados astrológicos da constelação e dos planetas envolvidos, que o Senhor do final dos tempos havia nascido.
Essa conjunção durou cinco meses durante o ano 7 a.C. – provável ano efetivo de nascimento de Jesus – de 29 de maio a 08 de junho, de 26 de setembro a 6 de outubro e de 05 a 15 de dezembro e pôde ser vista com grande nitidez e claridade na região do Mediterrâneo. Kepler julgou ter encontrado a Estrela de Belém, mas não levou o assunto adiante…
Foi apenas em 1925 que esse tema voltou a ser estudado. O estudioso alemão Paul Schnabel encontrou registros dessa conjunção em tabuinhas de argila datadas da antiga Babilônia e do período neo-babilônico. Essas pequenas tábuas estão em escrita cuneiforme e são registros astrológicos da antiga Escola de Astrologia de Sippar (Zimbir em sumério, Sippar em assírio-babilônio), atual sítio arqueológico de duas antigas cidades da baixa Mesopotâmia, separadas por apenas sete quilômetros na Babilônia, atual Iraque. Escavações realizadas no final do séc. XIX encontraram ainda os restos de um templo e um zigurate dedicado a Shamash – deus solar, e Ebabbar – o antigo escriba da Escola de Astrologia. Atualmente, essas tabuinhas se encontram no Museu de Berlim, Alemanha.
Chegando ao local onde estava o menino Jesus, meses depois de seu nascimento, os magos abriram seus cofres e entregaram grande quantidade de presentes aos pais, Maria e José. Em seguida, cada um deles entregou uma moeda de ouro como presente para Jesus. O primeiro mago o presenteou com ouro, o segundo com incenso e o terceiro, com mirra, para reafirmar a natureza nobre, a realeza de Jesus. Desde o início dos tempos o ouro é um dos artigos mais valiosos para a humanidade. O incenso aromático era o símbolo da função sacerdotal que Jesus viria a desempenhar e a mirra simbolizava o alívio das dores que Ele sofreria em sua crucificação. No ritual da Antigüidade, ouro era o presente para um rei. Incenso, para um religioso e Mirra, para um profeta. A mirra era usada para embalsamar corpos e, simbolicamente, representava a imortalidade.
Quem hoje visitar a Catedral de Colônia, na Alemanha, será informado de que ali repousam os restos dos 3 Reis Magos. De acordo com uma tradição medieval, os magos teriam se reencontrado quase 50 anos depois do primeiro Natal, em Sewa, uma cidade da Turquia, onde viriam a falecer. Mais tarde, seus corpos teriam sido levados para Milão, na Itália, onde permaneceram até o século 12, quando o imperador germânico Frederico dominou a cidade e trasladou as urnas mortuárias para Colônia.
De qualquer modo os Reis buscavam nas estrelas um caminho para o novo tempo, uma nova era de esperança e fé.
No dia 6 de Janeiro, dia dedicado aos Reis Magos, também marcado como o Dia do Astrólogo, vamos nos dirigir para um novo tempo, olhando para o futuro com mais otimismo e alegria, recebendo as bênçãos do céu que vieram nos lembrar de nossa principal missão neste Planeta: Conheça-te e ame ao próximo como a ti mesmo!!
Fonte: Patricia Valente e Miniweb educação
No Dia dos Reis Magos acender 3 velas na entrada da casa, na parte de dentro, e ler o Salmo 72
gostei muito do texto!!! tirou-me algumas dúvidas sobre o nascimento de Jesus.
agradecida
Isabella
eu ameiiiiiiiiii e faço todos os anos… Deus..nos abençoando com a nova era do amor!!!!!!!!!!!!
Muito bom, esclareceu alguma dúvidas a respeito dos 3 reis magos, esta me ajudando a prossiguir com meu livro sobre Jesus.
Muitoo Bomm*
Adorei,completou algumas indagações próprias.
Muito bom o texto, seria bom citar as referências para aprofundamento das pesquisas
Como é bom sempre aprender mais … a astrologia é linda !!!
Amei o texto! Lindo trabalho!
Agradecida Junior!! Um feliz 2014 pra vc!!
Gosto da astrologia.
chara adorei o texto.
Gostei muito vou fazer tudo em nome de uma nova era de Amor e Paz, qual a cor da vela ??
que sabedoria eu adoro tudo isso,nao podemos nos esquecer de agradecer neste dia 06. grande abraco nelson-pinhais;pr
FELIZ DIA DE SANTO REIS!!!!
Lindo texto, e por sorte tive a honra de nascer nesse dia! Protegida por 3 reis! Muito bom!
eu queria era a música…
OK. Parabens !!! “Tenha em mente que em torno de você centenas, se não milhares, estão buscando o caminho que você encontrou.
Tenho muita fé nos tres reis magos gostei muito da publicação.
Jamais, em tempo algum, tive oportunidade de absorver tantas e tão relevantes informações sobre esses três ainda misteriosos personagens!!! Sou pesquisador do esoterismo há exatos 33 anos, e mesmo tendo a deliciosa sensação de “estar andando em círculos”, sinto que leituras como esta são muitíssimo bem recebidas pela minha alma!!! Hoje já não tenho a menor dúvida de que somente através do esoterismo é que teremos acesso á “caixa preta do Universo”!!!
Fico muito feliz que tenha aproveitado desta leitura José Augusto! É sempre um prazer trocar conhecimentos. Abraço e feliz dia de Reis!
Gostei mto mim ajudou bastante.Agora posso fazer um resumo.
Adorei: Parabéns.Não sabia que cada um eram de países diferentes.
Jalile
Otimo esclareceu tudo
se eles eram estudiosos de ciencias ocultas eles pertenciam a alguma ordem secreta.
Muito bom!!!
Adorei este texto, agora vou ler mais para entender melhor.
E feliz 2015.
Gostei muito de saber quem eram os 3 reis magos e como tenho muita fé vou fazer um pedido e se alcançar a graça,no ano que vem vou distribuir coisas pra comer e beber de graça na minha loja..Neusa
historia linda
jAmei o texto,me esclareceu dúvidas e, aprendi bastante ,pena que só hoje que li,não dá mais para acender as velas,mas ano que vem acenderei.Oiamita Moreira
Estava estudando para uma prova de gastrologia, um pouco disperso quando surgiu uma grande duvida a respeito do nome dos 3 reis magos. Eu só lembrava do baltazar e do melchior mas não consegui lembrar de jeito nenhum o nome do primeiro. Agora já sei e posso seguir com minha vida! obrigado criador do site.
28 fatima 27/07/2015
interessante este comentário e bem esclarecedor, dia 6 de janeiro sempre acendo um insenso e coloco uma peça de outro e no lugar da mirra ,pois não sei onde encontrar coloco oleo de oliva, enquando desmanho a árvore de natal,tudo isto em homenagem aos reis magos., mas ano que vem acenderei as velas.
Linda história com um conteúdo bem explicado.
Sou grato pela sua dedicação e transparência neste estudo.
Forte abraço!
Valmir Aguiar
Fico feliz que tenha gostado Valmir! Abraço carinhoso
parabéns pelas informações pois além de meu nome ser Gaspar meu pai era folião de Reis. Obrigado pelo seu trabalho bonito.
Obrigada Gaspar!!
Venha celebrar conosco no proximo dia 06, homenageando a todos os Magos da humanidade!
Abraço carinhoso
Amei o documentário.e entendi o significado dos 3 Reis Magos.E tirei as dúvidas.Feliz Dias de Reis..
Gostei muito,apesar de ter feito Teologia,muitas dúvidas foram esclarecidas !!!
Que bom Tereza!! Adoro esclarecimentos históricos, destituídos de dogmas ou julgamentos…
Adorei o texto, foi muito bom, para entender melhor a verdadeira história dos 3 Reis Magos… Tirei todas as dúvidas. Muito obrigada
Fico feliz em colaborar querida!! Abraço estrelado
Reinaldo. 06/01/2016,- gostei so assim fiquei sabendo o significado dos tres Reis magos, eu sou abençoado por nascer no dia de Reis.
Muito bom, desta forma fiquei sabendo da historia dos três Reis Magos, obrigada pela informação… daqui pra frente quando puder toca no assunto vou relatar para muitos….. muito legal e bastante para repensar em algumas problemáticas da vida.
🙂
Muito esclarecedor
Parabéns e obrigado pelo contributo
Eu que agradeço pelo seu interesse Atanasio!!
Feliz 2017!!
É MUITO BOM SABER DE TUDO DAQUELES QUE ADORARAM O DEUS-MENINO
Amei saber um pouco mais sobre os Reis Magos.Obrigado!
Fico feliz em contribuir Sheila!!
Muito interressante essa história e pesquisa sobre os Reis Magos.
Pouco se sabia deles.Mas como é que os católicos sabem seus nomes se na Bíblia não diz? Gostariand saber se possível.
Corretíssimo, mas aliando estas informações a teologia espírita que diz que para amenizar a psicisfera do planeta seria necessário uma limpeza eletromagnética no campo terrestre e isto aconteceu com o alinhamento Júpiter Saturno é Marte em peixes, possibilitando o nascimento de Jesus. Este alinhamento aconteceu em 20 de fevereiro de 6aC, data do nascimento de Jesus. A conjunções triplas de Saturno é Júpiter em 7 aC serviu para alertar os grandes iniciados dá época de que um grande evento espiritual estava para acontecer na terra
Que interessante esta informação Ubiramir, grata pela colaboração!!
Um feliz 2017 !!
Gostei muito! Respondeu minha curiosidade sobre este tema. Bom trabalho!
O parágrafo ” De qualquer forma os reis buscavam nas estrelas um caminho para um novo tempo, uma nova era de esperança e fé.” trouxe um sentimento de estarmos tanto tempo num mesmo lugar… Quero crer que esta era já é agora, e somos os trabalhadores da última hora, colaborando para que este novo tempo se estabeleça. Abraço a você Dani Rossi e a todos que estão nesta roda de comentários! Eu sou Norma no Amor.
amei em ler a historia sobre os três Reis Magos
Muito bom documento. Muito agradecida.Sempre surgi algumas dúvidas em relação aos reis magos.
Alguém saberia me informar nome de títulos de livros antigos que falam sobre a vida e a viagem dos reis magos?
Bom texto, iria até tecer um elogio, mas infelizmente a prática com velas
Revela infantilidade da autora do artigo.
Uma questão de ponto de vista querido!! Procure ler sobre as escolas de mistérios na antiguidade .. inclusive sobre os Essênios , dos quais Jesus foi um adepto e estude um pouco sobre simbolismo.. ok?
Como foi ótimo tirar uma curiosidade, encontrar muitos outros estudos que eu não sabia. Obrigado
Texto denso, claro e instigante. Revela, provoca e prega o simbolismo da prática do reconhecimento das virtudes dos seres humanos. Do poder miraculoso da fé. Da segurança conferida pela justiça. Dos laços realizadores da boa amizade. E da mágica paz proporcionada pelo culto do amor entre os homens e para com Nosso Criador.
Os Santos Reis são fiel e eterno exemplo de respeito ao Bem e do cultivo da solidariedade, para o progresso pessoal e da humanidade.
E ensinam que maior prazer angaria quem dá, sobre quem recebe. Mas que saber receber com fidalguia é também grandeza de alma e espécie de doação a quem só deseje lhe proporcionar seu melhor!
Enfim, época de planejar, analisar, dar e receber os presentes que nossa sensibilidade cultiva e a grandeza de Deus nos proporciona edificar.
BOM ANO DE 2018 a TODOS !
psf.
Ahow!!!!
Minha alma agradece!!
Amén
ADOREI O RELATO POIS REPPRESENTO O REI MECHIOR TODOS OS ANOS TENHO UM CARAVANA DE REIS
Ola Geraldo, que bacana!! aonde vc leva sua caravana?? Tenho muita vontade de participar de uma autentica folia de reis!!
Fiquei muito surpreso com os nomes dos três Reis magos! Pois nunca tive a curiosidade de procurar saber o nome d’eles.